20 de junho de 2024 11:40

windows 11 capa

Na terça feira dia (5 de outubro de 2021) a Microsoft lançou oficialmente o Windows 11, para quem tem o seu PC com Windows 10 já pode fazer a atualização que é gratuita, desde que cumpra todos os requisitos.

    Um dos grandes diferenciais do Windows 11 é esse novo visual que a empresa garante ser mais leve mais calmo, que deixa o usuário no centro das coisas, é por isso que o menu inicial fica no centro. Mas enfim, se você ainda não atualizou a sua maquina, mas está curioso e quer saber como atualizar para o Windows 11, a gente vai te dar uma forcinha.

    Desde o vazamento da primeira build do sistema e também da apresentação lá em junho, muita gente ficou bastante confusa com o requerimentos do Windows 11, e com razão, isso por que agora a Microsoft afirma que é necessário ter um modulo de segurança, que deve beneficiar os próprios usuários, inicialmente o TPM 2.0 era a versão exigida e agora é o TPM 1.2, a expectativa da Microsoft é que o Windows 11 seja entregue aos poucos a todos os dispositivos qualificados até 2022.
windows 11 24084541635005
      Os requisitos do sistema é preciso de pelo menos:
  • 4GB de RAM
  • 64GB de Armazenamento
  • O próprio modulo TPM de segurança
  • CPU – 64 bits
  • Placa Gráfica com Directx 12

Pra saber se o seu computador é ou não compatível com o Windows 11, é necessário baixar uma ferramenta da própria Microsoft chamada, PCHealthCheck ela deve avaliar os componentes da maquina e garantir que haja a compatibilidade.

Mas enfim, caso você tenha algum problema de incompatibilidade de TPM ou CPU, a própria Microsoft publicou uma maneira meio que de burlar esses requisitos é tudo bastante simples e basta fazer uma edição rápida no registro do sistema, no entanto a empresa garante que a sua maquina possa não ser atualizada regulamente e que claramente a sua maquina possa sofrer bastante no futuro

Veja também  Como criar uma unidade USB bootavel

Agora fica a critério do usuário escolher como instalar o Windows 11, seja usando assistente de instalação, diretamente da ISO usando o Windows 10 ou então criando uma mídia de instalação para pen-drive ou disco, o download desses meios esta lá no site da Microsoft

windows 11 04201823680006

1° Passo – Assistente de Instalação

Utilizando o assistente de instalação do Windows 11, basta fazer o download dele clicando aqui ou indo ao site da Microsoft, clicando no botão “Baixe Agora”, assim que o programa for baixado você executa ele e é só seguir os passos básicos de inicio, ele também faz aquela verificação de compatibilidade de hardware e software, então se estiver tudo certo, basta clicar somente no botão “Avançar”, é possível manter também os seus arquivos, aplicativos e mais que já estejam no seu computador, fazendo só uma atualização de fato, depois disso, basta clicar em instalar e aguardar a instalação, assim como em outros sistemas o PC deverá ser reiniciado para completar o processo, mas não precisa se preocupar, assim que terminar sua máquina já estará pronta.

2° Passo – Baixar a ISO do Windows 11

O outro caminho tão simples quanto o anterior é baixando a ISO do Windows 11 no Windows 10, ela também esta disponível na mesma pagina de download, com a ISO já baixada também é possível criar um pen-drive bootavel ou então gravar a imagem em disco, usando a ferramenta própria na Microsoft.

windows 11 instalar 04202355977011

Como Criar um Pen-Drive de Instalação Bootavel – Clique Aqui

Quando esse download da ISO for finalizado, o usuário vai precisar acessar o seus arquivos, então é possível fazer isso, clicando duas vezes onde ele estiver salvo, com o botão esquerdo, depois com o direito e selecionando a opção “Montar”, assim que a pasta da ISO for aberta, depois disso, é só executar o arquivo “Setup.exe”, dentro da própria pasta e seguir os passos de instalação, mais uma vez a instalação pode fazer com que sua máquina seja reiniciada algumas vezes. E pronto sua maquina já estará atualizada para o Windows 11.

Veja também  5 Melhores aplicativos para editar videos

windows 11 24084911421008 1

Outras dicas legais que podem te ajudar também na instalação do Windows 11, incluem:

  • Atualizar o Windows 10 antes da instalação;
  • Ficar de olho nos drivers se eles foram baixados ou se você vai precisar baixalos manualmente;
  • Se TPM der muita dor de cabeça por ai, ai você provavelmente você vai precisar mexer na BIOS, o modo de entrar na BIOS de uma placa-mãe pode mudar de acordo com a outra, mas não tem problema, não é um “Bicho de Sete Cabeças”.

Olha só a Microsoft também deverá vender licenças do Windows 11 lá no futuro como a própria confirmou pra gente em uma coletiva de imprensa, mas é claro seus preços ainda não foram divulgados, então se você esta curioso e quer conhecer mais sobre o Windows 11 antes de instalar na sua maquina. Veja também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *