Saúde

Vale a pena ter um carro elétrico no Brasil?

Os carros elétricos estão cada vez ganhando destaque no mundo, pois o que antes era somente ficção agora é realidade. Antigamente só existiam os carros movidos por combustíveis, mas com a tecnologia cada vez avançando, agora nós já temos os carros elétricos que não precisam de combustíveis para usar. Porém os carros elétricos ainda não estão em todas as ruas, pois nem todo país está preparado para receber essa tecnologia.

Por exemplo, os carros elétricos são muito mais econômicos que os que usam combustíveis, porém no Brasil por exemplo, você não vai encontrar postos para carro elétrico, o que é muito chato. Já nos EUA, existem vários postos para carros elétricos espalhados por várias cidades. Porém , é só questão de tempo até que a tecnologia e empresas comecem a investir em postos elétricos.

O futuro vai ser dos carros elétricos, pois além de economizar, não precisa comprar combustível. Os carros elétricos ainda são muito melhores para a natureza do que os carros convencionais que utilizam combustão para funcionar. Então o que tudo indica é que em um futuro próximo, os carros elétricos começam a ganhar espaço e substituir os carros a combustível. Entre o carro elétrico e o carro a combustível, o melhor com toda certeza é o elétrico. Pois, alguns veículos elétricos já possuem tecnologia até capaz de dirigir o veículo automaticamente. Como os carros elétricos da Tesla Motors que estão ganhando destaque no mundo todo.

Menor poluição e economia a longo prazo

Os carros elétricos emitem zero gases, e essa é a sua principal característica. Países que se preocupam com o meio ambiente já estão incentivando as pessoas a substituir os carros convencionais pelos carros elétricos, pois além de economizar no combustível, ainda vão ajudar o meio ambiente. Além disso, os carros elétricos são silenciosos, diferente dos carros barulhentos convencionais.

O valor de um veículo elétrico é muito mais alto do que um veículo convencional, porém com a economia de não precisar mais comprar combustível, a pessoa vai economizar muito a longo prazo. Então o carro elétrico no final vale muito a pena. Além disso, os carros elétricos têm uma manutenção muito mais barata do que um carro convencional.

Pois, devido ele ser elétrico, não precisa de muitas peças para colocar gasolina e fazer a combustão. Então os carros elétricos têm um sistema mais simples com menos peças para conseguir funcionar. A manutenção do veículo elétrico se baseia principalmente em duas peças que são a vida útil das baterias e os pneus.

Vale a pena comprar no Brasil?

Depende, pois o fato é que o carro elétrico pode valer a pena em qualquer lugar. Porém no Brasil existem poucos modelos de carros elétricos, pois são poucas montadoras que oferecem veículos elétricos no Brasil, o que pode ser um problema na hora de buscar por um veículo elétrico. Pode ser que em algumas cidades você não encontre veículos elétricos.

Outro problema no Brasil é que você não vai encontrar postos elétricos para os carros, então você terá que utilizar a tomada de energia elétrica da sua casa ou de qualquer lugar que tenha uma tomada.